quinta-feira, 7 de junho de 2012

Qual a cor da sua vida?




A vida é um acontecimento que merece ser comemorado. Há cada dia, a cada instante, ela se renova generosa nos pequenos espaços. A vida é miúda, feita de pequenas partes. Viver é construir um mosaico, parte por parte, dia após dia. A beleza de um momento unida à tristeza de outras horas passa a ocupar o mesmo espaço no quadro. As cores se misturam e se arquitetam em busca da harmonia tão desejada.

Há dias em que as cores são frias... a vida pede calma, silêncio, pausas...

Há dias em que as cores são quentes... a vida rompe com toda forma de calma...”
Pe. Fábio de Melo



É uma preocupação antiga de o homem desejar sempre reproduzir o colorido da natureza; o azul do céu, o verde das folhas, o colorido das flores, os diversos tons das águas do mar.

Você consegue imaginar o mundo em preto e branco?


A cor é assimilada pelo ser humano através do sentido da visão. A visão é dos cinco sentidos o que mais rapidamente conduz a informação até ao cérebro. Dessa forma os olhos são os sensores e o cérebro é o processador.
A visão representa uma das preciosidades que o homem recebeu da natureza. É o sentido que faz vibrar o ser humano. A cor é indispensável ao homem para que conheça o mundo que o rodeia isto porque esse mundo é caracterizado pela luz e pelas cores, são estas últimas que ajudam a compreender o espaço, a definir o que esta longe, e o que está perto, o que tem volume...
Na arte a cor é especialmente importante. Na pintura a cor é o elemento principal, é através dela que o pintor transmite os seus sentimentos, as suas intenções, e define as formas.

A cor é vista: impressiona a retina.
A cor é  sentida: provoca emoção.
A cor é construtiva, pois tem um significado próprio, tem valor de símbolo, sendo capaz de, construir uma linguagem que comunique uma ideia ( alegria, tranquilidade, excitação entre outras)


POR DENTRO DAS CORES

Cores Primárias 
            São consideradas primárias porque através de misturas dão origem a todas as outras cores. São elas azul, amarelo e vermelho.


Cores secundárias
As cores secundárias resultam da mistura em proporções iguais de duas cores primárias. Assim:




Cores complementares
Cores complementares são as cores opostas no disco de cores e são usadas para dar força e equilíbrio a um trabalho criando contrastes. Por exemplo: O vermelho é complementar do verde. O azul é complementar do laranja.

Cores análogas
Cores análogas são as que aparecem lado-a-lado no disco de cores. São análogas porque há nelas uma mesma cor básica. São usadas para dar a sensação de uniformidade.

Tom
Refere-se ao maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Quando se adiciona preto a determinado matiz, este se torna gradualmente mais escuro, e ao se adicionar o branco a determinado matiz, este se torna gradualmente mais clara.





No ocidente, as cores surtem diferentes efeitos psicológicos sobre as pessoas

Branco - purificador, perfeição, pureza, neutralidade, humildade, limpeza, claridade, frieza e esterilidade, pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;

Preto - luto, elegância, solidez, poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;

Cinza - elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
Amarelo - concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto, positividade, boa sorte;

Vermelho - paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";

Rosa - Amor, carinho, suavidade, acolhimento, romantismo;

Azul - harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde, purificação, amabilidade, paciência, serenidade;

Ciano - tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;

Verde - esperança, cura, natureza, paz, natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;

Lilás - influenciam emoções e humores, intuição e espiritualidade;

Roxo - velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;

Magenta - luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;

Violeta - espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;

Laranja - equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria, aconchegante, energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;

Castanho - sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.


O significado das cores em nossas vidas

TINTAS

A tinta é um líquido com pigmentos coloridos e aglutinantes solventes ou aditivos que podem ser à base de água, óleos, betuminosas ou plásticas.
O pigmento é uma substância composta de partículas microscópicas coloridas que são misturadas à tinta para dar cor. Pigmentos e corantes podem ser extraídos dos reinos mineral, vegetal ou animal. Eles servirão para colorir a tinta. Folhas, raízes, flores e cascas são corantes vegetais, que devem ser fervidos em água ou através da extração do sumo. Depois de frio, o líquido obtido é capaz de manchar uma superfície. Alguns exemplos:

            - Amarelo ou laranja: casca de cebola, girassol, cenoura.
            - Vermelho: serragem vermelha, jabuticaba, beterraba, urucum.
            - Marrom: café, chá preto.
            - Verde: folhas de cenoura, couve, erva-mate, loureiro.
            - Roxo: jamelão.
            - Preto: carvão, jenipapo.


Faça suas tintas

Tinta plástica:
-Misturar um pouco de cola branca na tinta guache ou PVA.


Tinta óleo
Para fazer tinta a óleo misture pigmento em pó (ex.: pó xadrez) com óleo de linhaça. Use uma espátula para amassar bem o pó. O ponto bom da tinta é  o mesmo da consistência da pasta de dente. Para lavar o pincel ou diluir a tinta use terebintina ou aguarrás.



Têmpera
A têmpera é feita com gema de ovo e pigmento. Peneire a gema para separar a sua pele. Se ovo estiver gelado fica mais fácil de retirar a pele da gema. Pra cada gema misture uma colher de café de pigmento (ex.: pó xadrez). Você pode utilizar um pouquinho de água para controlar a densidade.


Tinta com papel de seda ou papel crepom.

-Ingredientes: Uma folha de papel de seda ou crepom de cor viva; uma colher (de sopa) de álcool; uma xícara (de café) de água. Misture tudo e deixar em fusão por dois dias. Guardar em vidro fechado.

Crie sua paleta de cores
Cores primárias: Azul, Vermelho, Amarelo. O Branco e o Preto não são considerados cores, com eles trabalham-se o claro e escuro / luz e sombra. Assim, quando uma cor é misturada ao branco, você obtém o tom (tonalidade) ou matiz. Por exemplo, se você mistura o branco a um azul puro, você obtém um azul celeste, um azul bebê etc.
Quando uma cor é misturada ao preto, você obtém a sombra, a graduação (ou gradação). Por exemplo, se você mistura o preto a um azul puro, você obtém um azul marinho, um azul escuro, um azul índigo.
Brinque com as cores

Laranja + Verde = Ocre
Preto + Branco = Cinza
Violeta + Branco = Lilás
Azul + Amarelo = Verde
Azul + Vermelho = Violeta
Laranja + Branco = Cor de pele
Azul + Branco = Azul claro
Violeta + Vermelho = Carmim
Verde + Amarelo = Verde folha
Vermelho + Amarelo = Laranja
Violeta + Ocre = Siena queimada
Vermelho + Branco = Cor rosa
Amarelo + Branco = Amarelo canário
Vermelho + Verde = Vermelho veneza
Verde + Violeta = Sombra esverdeada
Violeta + Verde + Amarelo = Verde Musgo
Amarelo + Ocre = Amarelo indiano ou ocre dourado
Violeta + Verde + Azul = Preto marfim (calibrando com azul)







Enfim, vença a timidez, o medo de errar, solte as mãos e a imaginação, explore o desconhecido com coragem e determinação e obtenha sucesso!


Lembre-se:
Praticar é muito importante.







Referências
CANTELLE, Bruna R. Arte, etc. e tal...Ensino básico de Educação Artística. Vol .1.  São Paulo: IBEP.
FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgar Bücher, 1986.
ARNHEIM Rudolf  . Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 2005. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário